NOSSA HISTÓRIA

  HISTÓRICO DA E.M.E.F.CEL. JOÃO  ANASTÁCIO DE QUEIROZ
 
A E.M.E.F. Cel. João Anastácio de Queiroz foi fundada em 21 de abril de 1981 pela Prof.ª Maria de Jesus Alves Soares, mais conhecida como “Professora Itanaen”. Na época, oferecia, em regime particular, do Pré à 2º série primária.
A Escola tem como patrono o “Coronel João Anastácio de Queiroz” ilustre figura política que foi Prefeito de Marabá além de Deputado Estadual.
Em 1983, foi vinculada ao Sistema Municipal de Ensino tornando-se extensão da E.M.E.F. Martinho Mota da Silveira com atendimento a alunos de 3ª e 4ª Séries. Somente em 1988, deixou de ser anexo, assumindo a condição de Escola Municipal de 1º Grau.
Por motivo de doença a Prof.ª “Itanaen” deixou a direção da instituição, passando o cargo à Prof.ª Renilde Junes dos Santos Amaral. A escola funcionou no prédio em que fora fundada, na folha 27, núcleo Nova Marabá, até o dia 02 de março de 2004 e, a partir desta data, foi transferida para o prédio da escola particular Rui Barbosa, localizado na mesma folha, onde funcionou até 2009, sob a direção da Prof. Ivonice de Freitas. Esta transferência aconteceu por autorização da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2010, a Escola foi novamente transferida, desta vez para um prédio com excelente infra-estrutura situado na Folha 16. Conservou-se o mesmo nome escolhido pela professora Itanaen, “E.M.E.F. Cel. João Anastácio de Queiroz” , por respeito às quase três décadas de história marcadas pelo compromisso com a educação pública.
Neste mesmo ano, em ritmo de mudanças administrativas e pedagógicas, a Escola passou a ser dirigida pelas professoras Maria do Socorro Araújo, Pedagoga com formação especial em Psico-Pedagogia e Gestão Escolar, na função de Diretora, e Eude Léia Gonçalves Ramos, Pedagoga, especialista em Gestão Escolar, na função de Vice-Diretora.
Nesta administração, a escola tem como filosofia o trabalho democrático e participativo e a integração da família no seio escolar como eixo do desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o que possibilita mudanças de paradigmas a ponto de compreendermos que a responsabilidade pela educação não é exclusividade da escola e sim de todos. O nosso maior desafio é garantirmos aos nossos alunos as competências que, ao longo da vida, os ajudarão na conquista de seus ideais.






Turma da alfabetização da escola, em frente ao prédio construído que funcionou até 2004








Corpo docente e técnico-administrativo da escola no dia da aula inaugural no novo prédio em fevereiro de 2010.





FONTE: Reis, Alda Almeida Miranda; Ramos, Eude Leia Gonçalves; Araújo, Maria do Socorro Araújo;   Santos Rosilene Rodrigues (orgs): 1981/2011: História da Escola Cel. João Anastácio de Queiroz. Imperatriz, MA: Ética, 2011.


  ------------------------------------------------------------------------------
1981 a 2011: História da Escola João Anastácio de Queiroz



          Em comemoração ao aniversário de 30 anos, a escola João Anatácio lançou em abril de 2011 o livro entitulado "1981 a 2011: História da Escola João Anastácio de Queiroz", que conta a sua história, desde o humilde prédio que fora localizado na folha 27, até os dia atuais em que conta com uma nova estrutura física e administrativa, na folha 16 - Nova Marabá. O livro é resultado de um projeto desenvolvido com a turma 6ª série "A" do ano letivo de 2010 e foi idealizado pela professora de língua portuguesa Rosilene Rodrigues em parceria com a professora de história Alda Almeida e contou com o participação da atual diretora Maria do Socorro Araújo e da vice-diretora Eudileia Gonçalves que foi fundamental na edição e lançamento do livro em caráter profissional. Vale ressaltar também que a realização deste trabalho só foi possível com parcerias diversas, entre elas o apoio do professor Noé von Atzingen.
Além da História da escola, o livro divulga também o seu hino, alguns artigos escritos por profissionais ligados à instituição, além de uma cronologia da história de Marabá.

               Aos interessados em conhecer detalhes, foi distribuídos exemplares do livro na biblioteca municipal, casa do professor e na própria escola.


------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Querido João Anastácio de Queiroz gostei muito de sua historia.... gosto também de estuda nessa escola maravilhosa .... bjs......... Steyce e Josinara

    ResponderExcluir