terça-feira, 17 de abril de 2018

BIOGRAFIA DE JOÃO ANASTÁCIO DE QUEIROZ


João Anastácio de Queiroz nasceu na cidade de Carolina, Maranhão, em 8 de agosto de 1884. Veio para Marabá em 1912, como sócio do Coronel Messias José de Souza e de seus dois irmãos, Salatiel e Agostinho. Foi casado com D. Constâncio Marinho de Queiroz e faleceu, em Marabá, no dia 1º de julho de 1945.

Foi companheiro de Antônio Maia, em todas as lutas pela criação de Marabá, participando da Comissão Administrativa de Instalação do Município em 5 de abril de 1913. Foi eleito intendente por duas vezes e foi também nomeado para o governo de Marabá. Elegeu-se e exerceu, ainda o cargo de Deputado Estadual.

Montou o primeiro engenho de Marabá, cultivou alimentos, e era ele o intendente na data da grande enchente de 1926. Teve uma boa atuação como administrador, construiu estadas de rodagem entre Jacundá e Jacundazinho, para auxiliar a navegação e a Estrada de Ferro Tocantins, também subvencionada com Rs. 25:000$000 (cem contos de réis).

Hoje sua família vive em diversas partes do país. Até recentemente, seu filho João Anastácio Filho vivia em Marabá, mas mudou-se para Goiânia (GO), onde faleceu.

Fonte: Reis, Alda Almeida Miranda, Ramos, Eude Leia Gonçalves; Araújo, Maria do Socorro (Orgs.) 1981-2011: História da Escola Cel. João Anastácio de Queiroz - Imperatriz, MA: Ética, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário